Manchas no rosto e como tirar, inclusive manchas de espinhas, melasmas e sardas

O rosto é uma das regiões do nosso corpo que possuí a pele mais sensível e delicada e, ao mesmo tempo, é também a região que fica mais exposta no nosso dia a dia. Por conta disso, por ser tão sensível e ao mesmo tempo ficar tão exposto, é bastante natural que o rosto acabe sendo uma das áreas que possam apresentar problemas, imperfeições e deformidades de pele com maior frequência ao longo de nossas vidas.

Manchas no rosto, marcas diversas e regiões escuras são alguns dos problemas mais comuns de surgirem na pele dessa região. Dentre os mais comuns, alguns são realmente recorrentes, sendo que a grande maioria das pessoas apresenta ou já apresentou algum deles ao longo da vida, sendo: melasmas, sardas e as manchas de espinha. Outras manchas escuras no rosto também são bastante comuns, sobretudo em homens, causadas pela retirada constante da barba através de lâminas de barbear. Além destas, há ainda uma infinidade de manchas no rosto que afligem as pessoas com menos frequência, assim como há também uma infinidade de outras manchas que acabam tomando conta de várias outras regiões do nosso corpo – leia meu outro artigo sobre manchas na pele e como tirar.

Melasma

As melasmas correspondem a um dos principais fatores responsáveis pelo surgimento de manchas escurecidas na pele. Ocorre mais frequentemente em mulheres e principalmente na região do rosto. Elas correspondem a um distúrbio pigmentar da pele causada pelo aumento rápido de produção de melanina que ocorre principalmente pela exposição exacerbada ao sol, sem proteção. Ela é um tipo de mancha que deixa a pele normalmente escura/marrom/avermelhada e que pode surgir em diversas regiões do corpo, porém, a melasma no rosto é de longe a mais comum de observarmos.

Por sorte, existe tratamento para melasma, assim como qualquer outro tipo de mancha estética que possamos apresentar. Apesar de não ter cura, um procedimento contínuo de cuidados é mais do que  suficiente para eliminar esse problema. Com o produto correto e a manutenção de uma boa higiene no local de aparição da melasma, em pouco tempo ela torna-se quase imperceptível, não necessitando apelar para tratamentos mais radicais e/ou caros.

Manchas no rosto melasmas     manchas no rosto

Sardas 

As sardas ocorrem mais evidentemente na região do rosto, mas também é bastante comum de aparecerem ao longo de várias partes do corpo (ombros e colo, por exemplo), sobretudo em pessoas que possuem uma grande concentração dessas manchinhas.

Uma das causas principais para o surgimento da sarda (inclusive sardas no rosto) é a predisposição genética, sobretudo de pessoas que possuem a pela mais clara e/ou com outras características biológicas mais específicas (pessoas ruivas, por exemplo). Porém, também há o surgimento por efeito cumulativo da radiação solar (no Brasil, em específico, boa parte da população de áreas onde o verão é mais intenso acabam desenvolvendo algum tipo de sarda em algum momento da vida, visto que a incidência solar nessa época se intensifica bastante). Há também uma variação das sardinhas tradicionais que é a leucodermia solar, apelidada também de sardas brancas, que nada mais são do que manchas brancas na pele e que atingem principalmente braços e pernas. A causa principal de seu aparecimento também é a exposição solar ao longo de muitos anos.

Diferente de outros problemas de pele, tais como as próprias melasmas, as sardas são muitas vezes encaradas como sinônimo de sensualidade e beleza. Muitas mulheres que possuem sardas naturais (geradas por fatores biológicos), normalmente de nascença, se consideram mais atraentes com essas manchinhas e não fazem nenhuma questão de removê-las.

Por outro lado, muitas pessoas sofrem com essas manchinhas e estão sempre em busca de maneiras de como tirar sardas do rosto e de outras regiões do corpo. Especialmente as sardas causadas pela exposição ao sol são normalmente detestadas pelas pessoas que as adquirem, isso porque elas são normalmente muito mais feias e deixam a pele com um aspecto visivelmente antinatural e menos saudável. Por sorte, assim como a melasma e outras manchas de pele, as sardas podem ser amenizadas também através de alguns produtos e procedimentos relativamente simples e baratos.

Manchas no rosto sardas     Como tirar sardas do rosto

Como tirar manchas do rosto

Como já citado anteriormente, dentre as manchas mais comuns verificadas na pele do rosto estão a melasma, as sardas, manchas de espinhas e, nos homens, as manchas escuras no rosto causadas por conta do constante barbear.

Para evitar dores de cabeça com qualquer uma dessas manchas no rosto (ou em qualquer outra região do corpo), o mais seguro será sempre prevenir-se: um dos maiores responsáveis pelas manchas faciais é o sol, sendo que a exposição constante à ele, sem nenhuma ou com pouco proteção, é um dos principais fatores para o surgimento desses problemas de pele, sem falar inclusive que a incidência solar constante contribui muito para acentuar as manchas já existentes. Isso ocorre porque a energia dos raios ultravioleta do sol é absorvida pela melanina naturalmente como uma forma de proteger a pele da exposição excessiva, portanto, quando maior a exposição da pele ao sol, mais melanina o corpo tende a produzir nessas regiões para absorver essa energia, resultando assim em muitas das famigeradas manchas escuras no rosto e em várias outras regiões do corpo.

Assim sendo, cuidar-se ao estar em contato com a forte irradiação solar torna-se essencial para a manutenção de uma pele saudável e bonita. Para tal, o uso de um bom protetor solar no dia a dia seria o ideal, não apenas em períodos de sol forte, como no verão, mas também no outono e inverno. O uso de chapéus, bonés e sombrinhas para proteção nos dias mais quentes também são muito válidos.

Caso os cuidados, sobretudo com o sol, não tenham sido realizados de maneira correta, as terríveis manchas tendem a aparecer. Para removê-las os procedimentos com maior porcentagem de resultado garantido normalmente são os realizados por clínicas e/ou profissionais especializados, através de aparelhos de alta tecnologia ou produtos e medicamentos de acesso restrito. A parte ruim desses tratamentos é que normalmente são bastante custosos e dispendiosos e por conta disso a maioria das pessoas procura por métodos alternativos de como tirar manchas do rosto, apelando muitas vezes para receitas caseiras.

Precisa-se tomar muito cuidado com esses métodos caseiros de remoção de manchas do rosto, visto que essa parte do corpo possui uma pele extremamente sensível. Os tratamentos feitos com produtos que qualquer pessoa teria fácil acesso em sua casa muitas vezes não só não irão eliminar o problema como podem acabar acentuando ainda mais as manchas.

Por conta de tudo isso, os produtos de tratamento estético disponibilizados no mercado para eliminar e/ou amenizar manchas na pele tendem a se sobressair em relação aos tratamentos caseiros tradicionais. Isso porque são produtos que passaram por muita pesquisa e testes, levando em consideração diversos tipos de pele, antes de serem disponibilizados para venda. Garantindo assim uma maior eficiência no que tange resultados e também uma maior segurança contra efeitos colaterais.

Na aba de PRODUTOS aqui do blog eu recomendo o que considero um dos melhores produtos que eu já tive o prazer de testar, para tirar manchas e remover marcas de várias naturezas da pele, de diversas regiões do corpo, inclusive do rosto. Trata-se do Bio-Oil: um óleo clareador muito eficiente, seguro e com um preço super acessível. Desde que descobri, eu não vivo mais sem ele. Então, se você quiser saber como tirar manchas do rosto acessa lá a página de produtos recomendados que eu explico mais sobre ele.

tirar manchas do rosto

Um caso mais especial de manchas que aparecem no rosto são as tão incômodas marcas deixadas pela acne.

Como tirar manchas de espinhas

As manchas de espinhas (ou manchas de acne) podem ser consideradas tipos especiais de marcas estéticas que apresentam-se na superfície da pele e que não são causadas por conta da exposição frequente ao sol escaldante – motivo principal para a causa da maioria das manchas de pele.  As marcas deixadas pelas espinhas são uma das manchas no rosto mais odiadas, sobretudo por conferirem à pele um aspecto bastante feio e nada saudável. Por conta disso, acaba que descobrir maneiras de como tirar manchas de espinhas do rosto torna-se uma das principais prioridades (já foi uma das minhas inclusive) da vida das pessoas que sofrem com esse problema.

A acne é a doença responsável pelo surgimento das espinhas em todas as partes do corpo, principalmente na região do rosto. Pode-se verificar diferenças gritantes entre os graus de acne e as marcas que cada um deles deixa na pelo do rosto. As espinhas caracterizam-se por lesões avermelhadas, cheias de sebo, que inflamam com facilidade e surgem principalmente na adolescência (por conta do aumento de alguns hormônios, como a testosterona), embora também afetem indivíduos adultos (normalmente com menor intensidade em em menor escala). Elas são causadas pela combinação de inúmeros fatores e podem ser tratados com hábitos de limpeza e higiene de pele e, nos casos mais graves, com o uso de medicamentos específicos, como antibióticos, retinóides e hormônios. O importante é que se leve essa doença a sério e que um bom tratamento seja realizado o mais cedo possível, para evitar maiores consequências.

Como tirar marcas de espinhas      manchas de acne     Como tirar manchas de espinhas do rosto

Porém, é muito comum que após o desaparecimento da acne e das espinhas, cicatrizes e feias manchas na pele continuem presentes no corpo de muitas pessoas. Há alguns tratamentos clínicos realizados por profissionais da área que são capazes de remover boa parte dessas manchas e marcas, como: microagulhamento, tratamento a laser (luz intensa pulsátil), dermoabrasão, preenchimento cutâneo, peeling profundo, etc. Mas como esses tratamentos tendem a ser um pouco caros e dispendiosos, muitas pessoas se conformam em viver o resto da vida com essas marcas no rosto ou ainda apelam para métodos caseiros a fim de tentar reverter esse problema incômodo.

Como já comentei anteriormente no post, na aba de PRODUTOS aqui do blog eu recomendo um óleo que  me ajudou não só a remover diversos tipos de manchas características do rosto (abordadas anteriormente nesse artigo), como também contribui muito para ajudar a amenizar essas marcas deixadas pela acne (falo por experiência própria). O produto é o Bio-Oil. Se você – assim como eu sofria – também sofre com marcas de espinha e quer descobrir como como tirar manchas de espinhas dê uma passada lá na página de produtos recomendados que eu explico mais sobre esse óleo 😀