Manchas na pele e como tirar

Há diversos tipos de manchas que podem aparecer na superfície de nossas peles ao longo de nossas vidas; normalmente são causadas por mudanças de pigmentação e podem surgir por conta de muitas variáveis: genética, exposição ao sol, medicação, problemas de saúde, avanço da idade, etc. E essas manchas na pele podem ser de inúmeros tipos: escurecidas, brancas, marrons, amareladas, com ou sem relevo. Muitas mulheres e homens possuem suas pelas manchadas por fatores distintos e sofrem com esse problema incômodo no seu dia a dia.

Manchas na pele

É importante que saibamos diferenciar os tipos de manchas na pele, aprendendo a separar as manchas que podem ser sinais e/ou causa de problemas de saúde das manchas que geram apenas problemas estéticos.

As manchas na pele que são sinais para problemas de saúde mais graves devem ser levadas a sério e o portador precisa procurar a ajuda de médicos e especialistas para que exames e tratamentos sejam realizados. Dentre as mais comuns estão a dermatite (manchas marrons, sem uma forma ou padrão, que surgem através de alguma alergia), a fitofotodermatite (manchas marrons, com fundo avermelhado, que surgem na pele após contato com frutas mais cítricas, como limão e laranja), pintas de câncer de pele, vitiligo (doença que provoca o surgimento de manchas extremamente claras, especialmente em genitais, cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos), lúpus (manchas avermelhadas na pele, espalhadas por todo o corpo), etc.

As manchas estéticas da pele, por sua vez, não oferecem perigos à saúde, mas acabam na maioria das vezes deixando a sua pele com uma aparência desagradável. Dentre as mais comuns então as manchas senis (causadas pelo avanço da idade, em pessoas idosas que não cuidaram tão bem das suas peles ao longo da vida), melasmas, sardas, olheiras, manchas da gravidez (cloasmas), manchas de acne, hematomas, leucodermia solar, manchas causadas por alimentos, além das manchas escurecidas comuns causadas pela raspagem de pelos, depilação e outros hábitos estéticos.

Os especialistas garantem que quase todos os casos de alterações na pele são problemas simplesmente estéticos e não têm nada a ver com males mais preocupantes. De qualquer forma é sempre importante ficarmos alertas e procurar um bom médico caso nos depararmos com algum tipo de alteração na pele com o qual não estamos familiarizados.

Manchas escuras na pele 

Uma das manchas estéticas mais características são as incômodas manchas escurecidas, ou hiperpigmentação, que consiste no surgimento de manchas de pele que se tornam mais escuras do que a área circundante. Nas mulheres aparecem principalmente em áreas como axilas e virilhas e, em homens, principalmente na região do rosto correspondente à região da barba – leia meu outro artigo sobre manchas no rosto e como tirar.

A mudança de cor ocorre quando há excesso de produção de melanina, o pigmento normalmente encontrado na pele, formando depósitos que escurecem a cor da pele, acabando por causar as famigeradas manchas escuras na pele. Esse escurecimento é causado, sobretudo, pelo ato de depilação freqüente realizada nessas regiões (principalmente por conta do uso de lâminas, que fazem pressão sobre a pele e estimulam a produção da melanina).

Mas além desse escurecimento por depilação e além das regiões tradicionais de aparecem manchas escuras (como rosto, axilas e virilha), há ainda uma infinidade de outras manchas escuras que por um motivo ou outro acabam aparecendo em algumas partes do nosso corpo, aonde não foram convidadas.

A região do joelho e dos cotovelos, por exemplo, são regiões também bastante propícias para escurecerem, por se tratarem de regiões de articulação aonde a pele é mais grossa e mais ressecada naturalmente (biologicamente), facilitando o acúmulo de melanina quando expostas ao sol ou à fricção de roupas e acessórios.

Manchas escuras na pele      Manchas escuras na pele

Pesquisando por aí você vai encontrar vários métodos e/ou produtos que podem ser utilizados para eliminar esses problemas incômodos de manchas escuras na pele de diversas regiões do corpo. Siga com a leitura do artigo e aprenda um pouco mais sobre essas alternativas e veja o produto que eu recomendo para ajudar a eliminar a grande maioria dessas manchas na pele.

Como tirar manchas da pele

Os tratamentos com uma porcentagem maior de resultado garantido para tirar manchas da pele, de diversos tipos, normalmente são os realizados por clínicas e/ou profissionais especializados, através de aparelhos de alta tecnologia ou produtos e medicamentos de acesso restrito. A parte ruim desses tratamentos é que normalmente são bastante caros e necessitam de um acompanhamento contínuo com o profissional que o está realizando. Muito por conta disso, a maioria das pessoas procura por métodos alternativos de como tirar manchas da pele e encontram em receitas caseiras ou produtos mais acessíveis (óleos, cremes, pomadas) vendidos no mercado uma possível alternativa para o problema.

Tirar manchas da pele

Algo com o qual precisamos tomar muito cuidado são com os métodos caseiros que facilmente encontramos por aí para tratar e remover essas incômodas manchas na pele. Essas técnicas são bastante difundidas, visto que a maioria das pessoas não possui dinheiro para poder bancar os tratamentos caros e profissionais que as clinicas especializadas oferecem. Porém, asses tratamentos feitos com produtos que qualquer pessoa teria fácil acesso em sua casa muitas vezes não só não irão eliminar o problema como podem acabar acentuando ainda mais as manchas, além de poder prejudicar a saúde da pele de maneira geral. Lembrando que os lugares mais afetados por essas machas normalmente correspondem a regiões onde a pele é mais sensível: rosto, área dos olhos, pescoço, virilha, axilas; apesar de que não podemos esquecer das outras partes do corpo que também são constantemente afetadas pelo aparecimento de manchas: peito, braços, costas, barriga, pernas, nádegas e pés.

Nem todos os tratamentos caseiros difundidos por aí são prejudiciais e alguns até ajudam a diminuir o tom desagradável das manchas, porém, acaba se tornando caro, demorado e até arriscado sair fazendo testes de diversos métodos caseiros até encontrar algum que realmente funcione. É importante destacar que a abordagem que funcionou para alguma pessoa, não necessariamente irá funcionar para você, visto que as diferenças no tipo da pele podem variar bastante de uma pessoa para outra. Assim, os produtos que levarem em consideração os diversos tipos de pele, mesmo que de forma genérica, acabam se sobressaindo sobre os outros.

Por conta de tudo isso, os produtos de tratamento estético disponibilizados no mercado para eliminar e/ou amenizar manchas na pele acabam se sobressaindo em relação aos tratamentos caseiros tradicionais. Isso porque são produtos que passaram por muita pesquisa e testes, levando em consideração diversos tipos de pele, antes de serem disponibilizados para venda. Garantindo assim uma maior eficiência no que tange resultados e também uma maior segurança contra efeitos colaterais.

Na aba de PRODUTOS aqui do blog eu recomendo o que considero um dos melhores clareadores de pele do mercado atualmente, que eu já tive o prazer de testar, para tirar manchas e remover marcas de várias naturezas da pele, de diversas regiões do corpo. Trata-se do Bio-Oil: um óleo clareador muito eficiente, seguro e com um preço super acessível. Desde que descobri, eu não vivo mais sem ele. Então, se você quiser saber como tirar manchas da pele acessa lá a página de produtos recomendados que eu explico mais sobre esse verdadeiro óleo milagroso e sobre os resultados que obtive graças a ele 😀